Casa da Música: requalificação do espaço urbano através da arquitetura

16 de Agosto de 2019
Bruno Luis de Carvalho da Costa

A Casa da Música é uma sala de concertos localizada na cidade do Porto, em Portugal projetada pelos Arquitetos Rem Koolhaas e Ellen van Loon. Fruto de um processo de renovação urbana, ensejado em 1998 pela escolha da cidade como Capital Europeia da Cultura em 2001.

No entanto, foi inaugurada oficialmente somente em Abril de 2005, tendo os trabalhos sido concluídos de fato no ano seguinte. Trata-se de uma edificação única, monolítica, com aproximadamente 38.000metros quadrados de área total construída. Com sua forma facetada, traços arquitetônicos fortes e executada em concreto branco com painéis de vidro canelados, é um marco na cidade do Porto. Uma “caixa de surpresas” repleta de modernidade, simplicidade, luz e som. Segundo Nicolai Ouroussoff, crítico de arquitetura do The New York Times à época, essa obra estabeleceu Rem Koolhaas como um dos grandes designers do mundo, bem como o mais poderoso pensador da profissão à época. 

O projeto do edifício foi responsável pela renovação urbana e social da Praça Mouzinho de Albuquerque, também conhecida como Rotunda da Boavista, após ter conquistado o primeiro lugar em um concurso de arquitetura restrito. Em 2007 a obra arquitetônica que possui um auditório para 1.300 lugares, além de outras salas, restaurante e bares é premiada pelo Instituto Real dos Arquitetos Britânicos (RIBA), classificando o edifício como “intrigante, inquietante e dinâmico”.

Um exemplo de como é possível requalificar uma área de uma cidade através da arquitetura. Esse é o tipo de trabalho que a Métopa Arquitetura e Planejamento, através de seus colaboradores, está capacitada a desenvolver, através de projetos arquitetônicos e urbanos que almejam regenerar e valorizar o uso do espaço público.

Compartilhe

Métopa Arquitetura e Planejamento

Rua Conde de Bonfim, 211 - sala 813
Tijuca - Rio de Janeiro/RJ - Brasil
Tel.: +55 (21) 2254-4842
2019 ® Todos os direitos reservados